terça-feira, 3 de abril de 2012

Voltar Informar erro | Imprimir | Email Bolsas Mestrado para professor de matemática terá 1.575 vagas Segunda-feira, 02 de abril de 2012 - 16:15 Tweet

Bolsas
Mestrado para professor de matemática terá 1.575
vagas
Segunda-feira, 02 de abril de 2012 - 16:15

Professores
de matemática que lecionam em escolas públicas poderão se inscrever em maio
deste ano no único mestrado profissional semipresencial recomendado pelo
Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (Capes). O edital do exame de ingresso para a turma de 2013 tem
previsão de 1.575 vagas. Os professores precisarão fazer uma prova e os
selecionados receberão uma bolsa da Capes no valor de R$ 1.200. Atualmente 2.500
professores da rede pública estão no Programa de Mestrado Profissional em
Matemática em Rede Nacional (Profmat), que é coordenado pela Sociedade
Brasileira de Matemática (SBM). Participam do programa 59 instituições de ensino
superior nas cinco regiões, num total de 74 polos presenciais. O
mestrado tem duração de dois anos e a tese final obrigatória é uma monografia
sobre experiência de matemática do ensino básico que tenha impacto na prática
didática em sala de aula. “É um mestrado para fortalecer o ensino da matemática
na educação básica. Não dá para termos no Brasil alunos analfabetos em números”,
diz Hilário Alencar, presidente da SBM. Em fevereiro de 2013, concluirão o
mestrado cerca de mil professores inscritos em 2011, na primeira chamada do
programa. Murilo Sérgio Roballo, 43 anos, inscreveu-se em 2012 e foi o
único dos candidatos a gabaritar a prova. “Sou professor há 25 anos, dou aula em
dois colégios de ensino médio em Brasília, e foi uma prova tranquila”, afirma o
professor, que faz as aulas presenciais na Universidade de Brasília (UnB).
“Esse mestrado é importante. Além de aperfeiçoar conhecimento vai repercutir em
melhoria salarial”, comenta. Antonio Cardoso do Amaral, 32 anos, é
professor há uma década na rede pública em Cocal dos Alves (PI), cidade a 300 km
de Teresina que ganhou destaque pela conquista de medalhas na Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). “Pelas condições de vida
e geográficas, estava difícil cursar um mestrado. Mas era um sonho meu e essa
oportunidade surgiu como uma luva”, conta o professor. As aulas
presenciais são na sexta-feira e o professor vai de ônibus ou de carona até a
Universidade Federal do Piauí. Segundo ele, o conteúdo caiu bem para as
necessidades em sala de aula. “Com a conclusão desse curso, eu já vejo que é
possível ir mais longe com meu trabalho de matemática na olimpíada. Vou me
sentir bem mais embasado para uma melhor orientação aos meus alunos”,
acrescentou. “Quando o aluno tem talento, o professor tem de estar preparado,
porque senão ele ultrapassa quem ensina.”Em contrapartida ao
investimento do governo federal, os professores bolsistas devem atuar na escola
pública nos cinco anos seguintes após a conclusão do mestrado. A prioridade do
Profmat é para professores de escolas públicas, mas 20% das vagas poderão ser
preenchidas por docentes da rede privada. Hoje a Capes tem 380 mestrados
profissionais no país, com 13 mil alunos matriculados. No entanto, na modalidade
semipresencial, o Profmat é o único. O diretor de educação a distância da Capes,
João Carlos Teatini, acredita que a expansão dessa modalidade será acelerada no
país. Programas de mestrado profissional semipresencial, em outras áreas de

Ouça
o diretor de educação a distância da Capes, João Carlos Teatini, sobre o
ProfmatProfessores interessados em participar da chamada de propostas de
material didático para o Profmat podem se informar na página do programa na internet -->
Palavras-chave: educação superior,
educação básica, formação do professor, mestrado, Profmat, Capes -->
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ensino, como letras e química, estão em estudo na Capes. Rovênia
Amorim
Mestrado para professor de matemática terá 1.575
vagas
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17632

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