domingo, 1 de abril de 2012

Há exatos 31 anos os moradores dos municípios de Campo Redondo e Santa Cruz registraram a maior tragédia de suas vidas


Destruição da Rua Cel Severino Bezerra (Rua do Vapor) 1981

Uma simples ligação feita pela telefonista Maria de Fátima, informou que o Açude Mãe D’água, de Campo Redondo, estava próximo ao rompimento e alertou o prefeito Hildebrando Teixeira, em Santa Cruz, e fez com que milhares de vidas fossem salvas.

Cortada pela BR 226, a cidade de Campo Redondo está localizada a 135 km de Natal, contando com um clima semi-árido durante a maior parte do ano. Porém, no mês de junho, as festas juninas esquentam o frio aconchegante que é soprado da Serra do Doutor, obrigando as pessoas a usarem casacos durante a noite.

Ponte levada pela enchente de 1981

Imagem da Ponte arrastada pelas correntezas do Rio Trairi

As cenas da tragédia do dia 1º de abril de 1981, que desabrigou cinco mil pessoas e deixou o Estado do RN sem luz e água por cinco dias, ainda permanece na memória dos moradores do município de Campo Redondo e Santa Cruz.

Parede do Açude Mãe D'Água arrombada em 1981

Parede do Açude Mãe D’Água em Campo Redondo

Foram momentos de agonia que marcou as vidas dos cidadãos e fez heroína uma telefonista: Maria de Fátima da Silva, que fez contatos com o prefeito da época, Hildebrando Teixeira, para esvaziar a cidade antes do rompimento da barragem de Campo Redondo, distante 25 km de Santa Cruz, salvando milhares de pessoas.

Enchente de 1981

Local onde antes existia a ponte na entrada de Campo Redondo

Construção da Ponte - Após enchente de 1981

Reconstrução da Ponte, que liga Campo Redondo a BR-226

Apesar de ser o dia 1º de abril, conhecido como o dia nacional da mentira, o alerta da telefonista deu resultado e carros de som anunciaram a ameaça da enchente. Os moradores deixaram para trás suas casas e foram abrigados em prédios públicos ou regiões altas da cidade. Dentro de três horas a enxurrada das águas devastaria a cidade.

Santa Cruz devastada pela enchente

Conhecida como a maior tragédia natural do Estado, a enxurrada de 1º de abril de 1981 contabilizou seis mortes e 1.044 casas destruídas em SantaCruz. A correnteza das águas percorreu ainda cerca de 80 km (equivalente a distância entre Natal e Tangará) e atingiu outros quatro municípios.

Ponte próxima a entrada de Japi

Com 14 torres da rede de energia da Chesf derrubados, o Rio Grande do Norte permaneceu uma semana às escuras. Em Natal, o único hospital com gerador na época era o Walfredo Gurgel. Supermercados fechavam mais cedo com medo de assaltos. Sem energia, o bombeamento para abastecimento de água também foi comprometido.

O então governador Lavoisier Maia decretou estado de calamidade pública em toda a região do Trairi e levou fotos da tragédia ao presidente da República, João Figueiredo. O ministro do Interior na época, Mário Andreazza confidenciou ao prefeito de Santa Cruz só ter visto cena igual em guerra.

Com a solidariedade de todos, um grande mutirão envolveu as instituições públicas e privadas, ONGs, voluntários, igreja e as próprias vítimas. As três esferas do poder executivo esqueceram diferenças partidárias e também se uniram para reconstruir as cidades atingidas. As doações chegavam de todas as regiões do Brasil.

fonte: Blog do Franco Anicley

Eu D'Arquinha e minha família também fomos vitima desse momento triste vivido.Na época nós estava morando em Santa Cruz/RN,, e recordo-me como se fosse hoje "MONSENHOR RAIMUNDO" avisando no som da igreja que as famílias deixassem suas casas pois o açude de Campo Redondo/RN tinha rompido e nós muito assustados deixamos tudo para trás e apenas saímos com a roupa do corpo, depois meus pais resolveram voltar para pegar algumas coisas pessoais mais infelizmente a água já estava entrando na nossa casa, meu pai como sempre foi muito generoso ajudou a muita gente em Santa Cruz/Cruz/RN. A maior preocupação do meu pai era com seus pais meus avós que moravam aqui em Campo Redondo/RN, a todo momento ficava tentando noticias e não tínhamos resultado pois naquele momento todas pessoas estavam muito nervosas,chorando, era um desespero só. Recordo-me da nossa volta a Campo redondo/RN..No caminho muita chuva,ansiedade e nervosismo por todos nós,chegando para passar no local da ponte era formada uma corrente humana e assim chegamos...tristeza de lembrar de tudo isso...Na volta para Santa Cruz/RN, mais tristeza perdemos praticamente tudo apenas a minha boneca estava boiando em cima da minha cama salva (risos), o restante estava coberto por lama.Meu pai resolveu voltar a morar em Campo Redondo/RN ou melhor na nossa querida "MARAVILHA".


Aqui também gostaria de agradecer a Fátima e Carminha telefonistas da época, pois se hoje também estou aqui relatando um pouco do que passei foi graças a vocês. Muito obrigada.Agradecer também as pessoas que nos acolheram em Santa Cruz/RN, que no momento recordo-me de Dedé e Marizete, a família do saudoso Lourenço que na época eram os donos da Fazenda Maravilha que hoje pertence a Alessandru e Welby,a todos vocês muito obrigada por tudo que DEUS retribua em dobro.

Em nome da minha família muito obrigado. D'Arquinha.

Nenhum comentário:

EDUCAR É SEMEAR CONHECIMENTOS. Professora D' Arquinha

JUNTOS VENCEREMOS OS OBSTÁCULOS DA EDUCAÇÃO.

Marcadores

ESPAÇO PARA SOCIALIZAR MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Estarei sempre deixando minhas atividades realizada em sala de aula, e obrigada (o) por visitar meu BLOG.

NOTICIAS DO COTIDIANO.

Minhas atividades escolares.