segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

GOVERNADORA COBRA COMPROMISSO DE NOVOS DIRETORES DAS DIREDs


Governadora cobra compromisso de novos diretores das Direds
Marlio Forte
Por Assecom - RN

Na manhã desta quinta-feira, 03, a governadora Rosalba Ciarlini empossou em solenidade no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire os diretores das Diretorias Regionais de Educação (DIREDS). Na ocasião, a governadora cobrou compromisso e anunciou a criação de uma nova secretaria.

Em seu discurso, a secretária de Estado de Educação e Cultura, Betânia Ramalho, falou sobre os desafios e os compromissos que devem existir para uma mudança positiva dentro da Seec. De acordo com Betânia, o próprio estado tem que se aparelhar para dignificar a função do professor, e reforçou dizendo que "não basta ser um profissional, mas um profissional que consiga suprir as necessidades apresentadas. Queremos que os professores tenham seus direitos respeitados, mas devemos lembrar que também existem deveres". Betânia Ramalho também comentou sobre a reposição no quadro de professores: "muitos estão com aposentadorias represadas".

Segundo a secretária, para o começo do ano letivo será lançado mão de recursos emergenciais, como a contratação de 1.032 professores temporários. Segundo ela, a medida vai priorizar os professores que já têm habilitação em vez de estagiários.

De acordo com Pedro Guedes, do setor de Recursos Humanos da Seec, um concurso para professor já está sendo organizado e contará com 3.667 vagas a serem preenchidas. "Já enviamos a solicitação à Secretaria de Estado de Administração e Recursos Humanos e estamos na fase de seleção de uma empresa organizadora", revelou. Guedes ressaltou também a importancia de incentivar a classe. "Criar um incentivo para os professores é necessário, mas isso cria um impacto financeiro que agora não se pode arcar, mas está nos planos premiar os bons professores e as escolas que obtiverem os melhores desempenhos", disse.

Ainda segundo Pedro Guedes, a Seec está aguardando o final das matrículas para ter a real demanda por escola e a partir daí direcionar os professores. Segundo ele, a falta maior de professores é na rede estadual nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Inglês e Biologia.

A governadora Rosalba Ciarlini foi enfática no discurso: "colher os frutos desse trabalho não depende de mim ou da secretária Betânia, mas da união de esforços, principalmente dos professores". E avisou aos recém-empossados diretores das Dired´s que "não vamos passar a mão na cabeça, queremos resultados e comprometimento, e isso será medido pelos índices do Ministério da Educação".

A governadora também deu destaque à presença dos secretários de Estado da Cultura, Isaura Rosado, e do Esporte, Joacy Bastos. "A cultura tem que estar lado a lado com as ações da educação, assim como do esporte. Muitas vezes o esporte é a saída encontrada por muitos jovens, ao incentivar e oferecer outros caminhos na educação", disse Rosalba. "A educação é um plano para o Rio Grande do Norte, não importa quem seja o próximo governador, o que importa é seguir com um plano de continuidade para o que der certo", concluiu.

Nova Secretaria

A governadora Rosalba Ciarlini também aproveitou o momento junto à diretora da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Maria Bernadete Cordeiro de Sousa, para publicamente anunciar a intenção de transformar a Fapern em Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.

Nenhum comentário:

EDUCAR É SEMEAR CONHECIMENTOS. Professora D' Arquinha

JUNTOS VENCEREMOS OS OBSTÁCULOS DA EDUCAÇÃO.

Marcadores

ESPAÇO PARA SOCIALIZAR MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Estarei sempre deixando minhas atividades realizada em sala de aula, e obrigada (o) por visitar meu BLOG.

NOTICIAS DO COTIDIANO.

Minhas atividades escolares.