quinta-feira, 2 de junho de 2011

ESTUDANTES DE CURRAIS NOVOS GANHAM PRÊMIO NO CONCURSO " A CARA DA CORRUPÇÃO".


fonte SEEC
Ilany Morais, Lázaro Jordão e Lairla Andressa integram o Projeto RPTV
Ilany Morais, Lázaro Jordão e Lairla Andressa integram o Projeto RPTV

Estudantes da Escola Estadual Cristão de Barros, de Currais Novos, e participantes do Projeto RPTV (Rede Potiguar de Televisão Educativa) são finalistas e ganham prêmio de Missão Honrosa no concurso fotográfico "A Cara da Corrupção" promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.


Os estudantes Lázaro Jordão Medeiros, Maria Ilany Morais e Lairla Andressa Batista participaram da fase final do Concurso com fotografias retratando aspectos ligados aos problemas gerados pela corrupção. Dos 39 trabalhos inscritos, 11 foram selecionados para a etapa final feita através de votação via Internet (dentre os quais, os trabalhos fotográficos dos estudantes curraisnovenses).


Criativos, Lázaro, Ilany e Lairla, procuraram retratar o contexto de miséria gerado, entre outras coisas, pela corrupção e gestão irresponsável do dinheiro público. O tema escolhido foi o da falta de moradias dignas para comunidade carente que vive na vizinhança de lixeiro a céu aberto.


Integrantes do Projeto RPTV, que enseja ao jovem estudante de escolas estaduais a oportunidade do protagonismo no campo da comunicação social, os estudantes colocaram em prática o aprendizado já adquirido na construção e formatação de matéias televisivas veiculadas no canal 17 da TV a Cabo de Currais Novos.


Para Ilany Morais, participar do concurso representou uma grande oportunidade de aprendizagem. "Ter o meu trabalho selecionado me incentivou ainda mais para participar de outros concursos e o tema foi bastante importante, já que a corrupção sacrifica a camada pobre da sociedade, a que depende puramente dos serviços públicos", ressaltou.


A estudante Lairla Andressa diz que o concurso serviu de motivação para a aprendizagem sobre o trabalho fotográfico e a pensar sobre questões importantes da sociedade. "O concurso me estimulou a gostar de fotografia e a pensar sobre o tema corrupção, infelizmente uma prática que ainda é corriqueira na nossa sociedade", completou.


A RPTV deverá estar no ar nos próximos meses também em Natal através da operadora Cabo Telecom. O projeto prevê ainda a RPTV na região Oeste (Mossoró) e no município de Açu.


A participação dos estudantes fez parte do conjunto de atividades proposto durante oficina realizada pela Secretaria Estadual de Educação, através do Projeto Cinema na Escola, em parceria com o Centro de Documentação Popular do RN (Cecop). "Essa é mais uma conquista dos jovens estudantes que estão envolvidos no projeto RPTV. As fotos mostram qualidade técnica e compreensão crítica da realidade", ressalta o professor Raimundo Melo, coordenador da RPTV.


O Ministério Público do RN promoveu o concurso no mês de abril deste ano com o objetivo de ensejar uma maior reflexão sobre o tema e estabelecer o registro de imagens que venham a transmitir a idéia de corrupção, e os problemas que causa, e a necessidade de combatê-la.


A premiação e entrega dos certificados aos vencedores ocorreu no dia 26 de maio na sede da Procuradoria Geral da Justiça, bairro de Candelária, em Natal.








Nenhum comentário:

EDUCAR É SEMEAR CONHECIMENTOS. Professora D' Arquinha

JUNTOS VENCEREMOS OS OBSTÁCULOS DA EDUCAÇÃO.

Marcadores

ESPAÇO PARA SOCIALIZAR MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Estarei sempre deixando minhas atividades realizada em sala de aula, e obrigada (o) por visitar meu BLOG.

NOTICIAS DO COTIDIANO.

Minhas atividades escolares.