quarta-feira, 16 de março de 2011

Assembléia Legislativa homenageia ex-telefonista da enchente de 1981

Este nome carrega muita memória de um fatídico 1º de Abril de 1981: Maria de Fátima da Silva. A ex-telefonista que salvou mais de cinco mil vidas na região do Trairi foi homenageada na manhã de hoje (15), durante a sessão solene em alusão ao Dia da Mulher da Assembléia Legislativa, pela deputada estadual Gesane Marinho (PMN).

Uma simples ligação informou que o Açude Mãe D’água, de Campo Redondo, estava próximo ao rompimento e decidiu alertar o prefeito Hidelbrando Texeira, em Santa Cruz.

Em poucas horas, Santa Cruz estava tomada pelas águas, pois o Açude Público não suportou as águas oriundas de Campo Redondo. A grande tragédia de 81 deixou um saldo de 1.044 casas, milhares de desabrigados, crise na saúde, falta d’água, mas apenas um óbito foi registrado.

A mesma telefonista contatou com Governo do Estado para pedir socorro, além de repassar informações aos parentes desesperados em busca de notícias.

Durante o discurso de justificativa, Gesane lembrou que a telefonista representa um grupo de mulheres quase sempre esquecido. “São mulheres que, em gestos silenciosos e longe dos holofotes, ecoam consequências grandiosas para o nosso Estado”, argumentou. Bastante emocionada, Maria de Fátima agradeceu: “O dia de hoje me deixou tão feliz quanto eu fiquei quando salvei aquelas vidas”, resumiu a heroína homenageada.
Santa Cruz muito tem a agradecer a esta simples mulher, atualmente professora, que deu uma grande lição de humanidade e solidariedade. Sem uma simples ligação, talvez a história hoje não seria a mesma.

Passada a tragédia, restam as lembranças de um 1981 de muita tristeza, mas também de superação do povo santacruzense.
Parabéns a Fátima, pois faço parte dessa história pois na época morava em SANTA CRUZ/RN e estava presente com minha familia nesse momento tão dificil em nossas vidas....PARABÉNSSSSS.


Nenhum comentário:

EDUCAR É SEMEAR CONHECIMENTOS. Professora D' Arquinha

JUNTOS VENCEREMOS OS OBSTÁCULOS DA EDUCAÇÃO.

Marcadores

ESPAÇO PARA SOCIALIZAR MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Estarei sempre deixando minhas atividades realizada em sala de aula, e obrigada (o) por visitar meu BLOG.

NOTICIAS DO COTIDIANO.

Minhas atividades escolares.