domingo, 15 de janeiro de 2012

AVALIE ESTE ANO E PLANEJE O PRÓXIMO

Um balanço para decidir o que adicionar e o que deixar de lado no ano que vem

Beatriz Santomauro

NOVA ESCOLA

Ilustração: Mariana Coan

1 Formação profissional

A noção de que a carreira docente é só para quem tem um dom e está disposto a um sacrifício próximo do sacerdócio está muito longe da ideia de que essa é uma profissão como qualquer outra, em que é essencial estudar sempre e se dedicar, ampliando os conhecimentos aprendidos na formação inicial e mergulhando nas didáticas específicas de cada disciplina. Para que seus planos de aperfeiçoamento não amarelem no papel, comece listando o que pode ser resolvido no curto prazo: quais livros ler no próximo mês? Quais cursos priorizar no primeiro semestre? Como entrar naquela especialização no fim do ano?

Os passos variam conforme a atividade. Mergulhar nos livros que abordam sua área de trabalho ou em textos de pesquisas recentes exige apenas disponibilidade para ir atrás deles, comprando ou pedindo emprestado para colegas ou em bibliotecas. Ao eleger suas leituras, considere o tempo que você tem disponível, os objetivos que quer alcançar e se a obra é coerente com suas expectativas. "Para estabelecer esses critérios, trocar indicações com leitores experientes é uma ótima opção", sugere Gisele Goller, formadora da Comunidade Educativa Cedac, em São Paulo. Segundo ela, jornais, revistas e mesmo best-sellers devem estar na lista. "A ampliação cultural promove a aproximação com os alunos e permite trazer discussões atuais para a aula."

Em tempos de banda-larga, a tecnologia é uma grande aliada na formação. Usar a internet tanto para comprar títulos como para ler revistas e jornais é um caminho para quem não tem um acervo rico à disposição. Inscrever-se em grupos de discussão é uma alternativa para a troca de ideias para as aulas. Cursos de formação a distância são outra opção - olho vivo, porém, na qualidade pedagógica, na rotina de estudos e na qualidade do corpo docente.

No que diz respeito à formação continuada, vale refletir se ela tem ajudado a ensinar melhor ou se, ao contrário, tornou-se apenas uma cansativa (e obrigatória) maratona de atividades que pouco acrescentam. Se a realidade de sua rede permite, selecione o curso com base em suas demandas: quais conteúdos tive mais dificuldade para lecionar nos últimos tempos? Para avaliar seu desempenho, questione: o que aprendi nas formações neste ano? Estou no caminho certo? Qual deve ser meu próximo passo? Dividir essas inquietações com a coordenação pedagógica é fundamental para escolher a melhor opção. "Por ter uma visão do conjunto do corpo docente, cabe ao gestor orientar as trajetórias de formação de cada professor para garantir que as competências se somem e todos os alunos aprendam", afirma Gisele.

Se os cursos têm utilidade, as leituras passam a fazer parte da rotina e a troca entre os pares é constante, muito do árduo caminho já está percorrido. O desafio seguinte - nada trivial - é transpor todos os novos conhecimentos para o dia a dia da sala de aula. Tenha em mente que nenhuma mudança na formação se opera de uma hora para outra. "Quando um professor muda seu jeito de ensinar, ele pode ter dificuldades, durante um período inicial, para aplicar com segurança o que aprendeu. Por isso, é muito útil recorrer a parceiros mais experientes que possam avaliar se sua ação está adequada", explica a especialista.

Identifique quais atividades fizeram parte da sua rotina este ano
Ações
Sempre
Às vezes
Raramente
Nunca
1. Estipulei metas para melhorar minha
formação a curto, médio e longo prazos
2. Li ou reli um obra importante para minha
área de atuação
3. Busquei informações sobre as novas pesquisas em didática
4. Frequentei os cursos oferecidos por minha rede de ensino
5. Assisti a seminários, palestras
e congressos
6. Usei as ferramentas de ensino a distância para me aperfeiçoar
7. Fui assíduo nas aulas da faculdade, especialização ou mestrado
8. Utilizei, na prática, os conhecimentos adquiridos em cursos teóricos
9. Compartilhei sugestões com os colegas
sobre como melhorar o desempenho

Para seguir adiante
Bibliografia
O Construtivismo na Sala de Aula, César Coll e outros, 224 págs., Ed. Ática, tel. 0800-11-5152, 38,90 reais
Prática Educativa: Como Ensinar, Antoni Zabala, 224 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 53 reais

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