sábado, 21 de maio de 2011

Governadora disse que sabia das dificuldades e convoca servidores ao diálogo

Foto Carlos Costa 602

A governadora Rosalba Ciarlini afirmou, no final da tarde desta sexta-feira (20) em Mossoró – onde esteve para a inauguração do novo pronto-socorro do Hospital Regional Tarcísio Maia e lançamento do Samu Metropolitano Oeste – que sabia das dificuldades que iria enfrentar no Governo do Estado. Ela disse que foi eleita para governar para 3,5 milhões de habitantes e que seu trabalho se volta para atender a todos. Aos jornalistas de Mossoró, a governadora disse que entende a necessidade e a urgência relacionada à reivindicação dos servidores que estão em greve, mas frisou que, embora tenha vontade de atender às categorias, tem que seguir o que rege a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Sabíamos que enfrentaríamos dificuldades, porque a administração passada fez benesses com o chapéu alheio”, disse a governadora, acrescentando que o governo anterior encaminhou uma série de planos à Assembleia Legislativa, os quais não continham estudo detalhado sobre impacto nas receitas do Estado. “O governo passado não deixou dinheiro, porque os planos foram para ser aplicados em outro governo e isso nos deixou em uma situação difícil. Todos sabem das nossas dificuldades e a Lei de Responsabilidade Fiscal deve ser cumprida. Não vamos atuar na ilegalidade”, declarou.

Para a governadora, os servidores estão reivindicando um direito que pertence a eles. “É justo reivindicar? É. O servidor tem a liberdade e o direito de tomar a posição que quiser, mas que todos saibam que estou lutando para colocar no prumo um Estado que peguei totalmente desarrumado, com a parte administrativa desorganizada e com um déficit grande. São mais de R$ 800 milhões só de débitos, isso sem os passivos que são bombas de efeito retroativo que eles deixaram. Eu sabia de tudo isso. Vamos enfrentar as adversidades e vamos superar essas barreiras. Podem ficar certos de que a disposição de trabalhar é ainda maior”, afirmou.

A governadora Rosalba Ciarlini frisou que não existe dificuldade do governo sentar e conversar com as categorias que estão em greve. “Estamos em um estado livre e respeitamos as reivindicações. Que façam de forma ordeira e sem radicalismo. É um direito reivindicar, mas não posso querer atender em uma situação em que estamos. Não vou cometer ilegalidade, embora reconheça e gostaria de atender. Vamos atender a todos, se tiverem paciência.”

Rosalba disse ainda que o atual governo vai trabalhar com responsabilidade e que quer o servidor ao seu lado, trabalhando na reconstrução do Rio Grande do Norte. “É um momento de reconstrução do Governo, não só das finanças, e sim do futuro, da esperança. Podemos fazer mais, pois o servidor é importante. Vamos trabalhar com responsabilidade para que, quando dermos uma palavra, possamos cumprir. Não iremos fazer como no passado, e isso angustiou os servidores”, disse.

‘Não podemos permitir que crianças sejam prejudicadas’

“É hora de dar as mãos”, pediu a governadora Rosalba Ciarlini ao responder pergunta de jornalistas sobre o que o Governo do Estado pretende fazer para resolver o problema das greves. Segundo Rosalba, governar com naturalidade e tranquilidade envolve um trabalho conjunto. “De uma forma pacífica podemos conversar e negociar. Estamos negociando e querendo tudo na paz”, afirmou.

A governadora voltou a convocar os servidores para o trabalho de resgatar a educação, a segurança e a saúde do Rio Grande do Norte. “Convoco a todos, pois isso prejudica a população. O RN só tem perdido na educação e tem a qualidade em penúltimo lugar no Brasil. Estamos trabalhando um projeto de valorização da educação, e quando se fala em valorização envolve quem trabalha na educação”, disse, acrescentando que precisa que os servidores entendam e contribuam na reconstrução do Estado.

“Não podemos permitir que as crianças pobres sejam prejudicadas, que precisam de oportunidade de conhecimento, bem como a segurança que a população precisa”, disse a governadora.

Samu Metropolitano chega à região oeste

A governadora Rosalba Ciarlini inaugurou, nesta sexta-feira (20/5), em Mossoró, o Samu Metropolitano Oeste, que conta com sete ambulâncias com UTI móvel e duas motolâncias. O serviço é uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual e Municipal. O ato ocorreu no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), que completou 25 anos. O senador José Agripino Maia acompanhou a governadora, que estava ao lado do secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, da subsecretária da Sesap, Dorinha Burlamaqui, e do diretor do HRTM, Ney Robson.

A governadora informou que o serviço funcionará a partir do segundo semestre, no mês de julho, pois o Governo do Estado precisa qualificar as equipes. Disse que o Samu de Vale do Açu começará a funcionar no dia 14 de junho. “Queremos que todo o Oeste esteja envolvido e começando a funcionar ate julho”, disse.

Rosalba Ciarlini acrescentou que irá estruturar os hospitais regionais de Pau dos Ferros, Apodi e Caraúbas para que estas unidades também possam receber o Samu Metropolitano. “Queremos que todas as regiões sejam atendidas e que os atendimentos possam ser feitos na própria região e, com isso, desafogar o Hospital Walfredo Gurgel”, afirmou.

A governadora disse ainda que o treinamento das equipes do Samu Metropolitano, que atenderão Pau dos Ferros, Apodi e Caraúbas, será iniciado em 30 dias.

HRTM

Falando sobre os 25 anos do Hospital Regional Tarcísio Maia, a governadora disse se lembrar da inauguração. “Eu atuei como médica-pediatra e tive a honra de ser diretora-geral. O Tarcísio Maia é uma obra importante do então governador José Agripino”, observou.

Rosalba disse que Mossoró e a região Oeste cresceram e que o Governo do Estado precisa estar atento para atender novas demandas. “Estamos, agora, implantando mais serviços para que o hospital continue prestando bom serviço à população. Sabemos que precisamos fazer mais e não vamos parar por aqui. É difícil fazer tudo rápido, pois ainda estamos organizando o governo, mas não podemos parar”, disse a governadora.

Fonte: ASSECOM/RN

Nenhum comentário:

EDUCAR É SEMEAR CONHECIMENTOS. Professora D' Arquinha

JUNTOS VENCEREMOS OS OBSTÁCULOS DA EDUCAÇÃO.

Marcadores

ESPAÇO PARA SOCIALIZAR MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Estarei sempre deixando minhas atividades realizada em sala de aula, e obrigada (o) por visitar meu BLOG.

NOTICIAS DO COTIDIANO.

Minhas atividades escolares.