Estado tem programa referência na formação de leitores
O programa "Mediadores de Leitura" da Secretaria Estadual de Educação vem se tornando referência na formação de leitores no Ensino Fundamental. O programa faz do professor o grande incentivador da importância da leitura junto as crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte.
Criado em 2006 pela Secretaria de Educação para enfrentar a falta de interesse dos estudantes pela leitura, o programa hoje é uma realidade presente em todas as 338 escolas do Ensino Fundamental da rede estadual, conta com a participação de 1.932 professores, e atende a mais de 53 mil alunos.
"A Educação passa necessariamente pela leitura. Vamos continuar nessa tarefa de conquistar o interesse pela leitura em professores e alunos", ressaltou a secretária de educação Betânia Ramalho.Com o objetivo de formar leitores utilizando atividades lúdicas e prazerosas, o programa tem no professor seu principal protagonista e trabalha com temáticas utilizando a sala de aula e espaços nas escolas. A sala de aula é devidamente preparada levando-se em consideração a temática a ser trabalhada. São temáticas como poesia, gibi, crônicas, cordel, sinopse e resenha, e jornal.
Os professores (mediadores) trabalham junto aos alunos livros em sala de aula, sempre na perspectiva de despertar o interesse, a curiosidade, e o desejo de ler e saber a história como um todo. Antecede essa atividade, uma pré-leitura minuciosa por parte do professor.A Secretaria de Educação investe na formação de professores, produção de material pedagógico, e na aquisição de livros de literatura. O programa distribui nas escolas acervo com 143 títulos.
Os livros são colocados em suporte criativos como baú, mala literária e carrinho. A definição dos livros é feita a partir de criteriosa seleção por parte dos técnicos da equipe de Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação, todos com larga experiência em sala de aula.O programa tem repercutido positivamente nas escolas e despertado o entusiasmo pela leitura na maioria dos professores. "O professor que é conquistado pelo projeto passa a ter novo ânimo com a profissão e contagia a escola toda", acrescentou a técnica do setor de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Giuliana Pinheiro.
No ano de 2010, a Secretaria Estadual de Educação investiu, com recursos próprios, a soma de R$ 1,2 milhão no programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário