Matrículas antecipadas para alunos com deficiência continuam abertas
Matrículas para alunos com deficiência continuam abertas em toda rede estadual de ensino. As matrículas antecipadas foram abertas em 05 de novembro de 2010. Elas são realizadas antecipadamente para que a Secretaria de Educação, através da subcoordenadoria de educação especial, receba, em tempo hábil, dados sobre as necessidades dos alunos com deficiência matriculados, como também  das próprias escolas – em termos de acessibilidade física, ambientação, pedagogia e comunicação. "Com essas informações em mãos, a secretaria age para tratar das soluções", informa Joiran Medeiros, subcoordenador de educação especial.A rede pública estadual conta hoje com cerca de 10 mil alunos com deficiência estudando em suas escolas. Apenas em 2010, as escolas públicas estaduais tiveram um acréscimo 1.400 novos alunos com deficiência.
"Esses índices mostram que os pais estão compreendendo que o lugar de seu filho é na escola. Eles estão acreditando que o filho tem o direito de aprender na diversidade, junto com os outro, e não na segregação. Muitos desses já estão chegando a universidade. Isso há 20 anos era inimaginável", ressalta Joiran.
Microônibus adaptados
Os três novos microônibus adaptados para transporte de estudantes com deficiência, entregues pela Secretaria Estadual de Educação no final de dezembro, já estarão em ação no início do ano letivo de 2011, dia 14 de fevereiro.
Com os novos veículos, que representaram um investimento de R$ 504 reais, a Secretaria de Educação estará disponibilizando seis microônibus devidamente adaptados para o transporte estudantes com deficiência nas quatro regiões administrativas de Natal. Os microônibus conduzirão os alunos no percurso casa/escola e escola/casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário