O Ministério da Educação entregou
o conjunto da Provinha Brasil de
matemática a 107.159 escolas
públicas de 5.491 municípios do
país. Com o teste, inédito, já
em aplicação pelas escolas, será
possível fazer o diagnóstico do
aprendizado em matemática para
melhor orientar a prática dos professores.
O conjunto da provinha é composto por caderno do aluno, guias
de aplicação e correção e orientações para a reflexão sobre a prática
de ensino. O teste abrangerá mais de 3 milhões de estudantes de
escolas públicas matriculados no segundo ano do ensino fundamental.
A matriz de referência da provinha de matemática foi organizada de
forma a avaliar a competência dos alunos para desenvolver idéias,
conceitos
e estruturas relacionados ao significado dos números e suas
representações; resolver problemas de adição ou subtração;
resolver problemas de multiplicação e divisão; reconhecer
figuras geométricas; identificar, comparar, relacionar e ordenar
grandezas; ler e interpretar dados em gráficos, tabelas e textos.
A partir do próximo ano, a distribuição e a aplicação da provinha
de matemática seguirão o mesmo calendário da provinha de
português, com edições no início e no final do ano letivo. A mudança
visa a permitir o melhor acompanhamento da evolução do
desempenho das crianças.
Segundo a secretária de educação básica do MEC, Maria do
Pilar Lacerda, é necessário aprofundar as ações em
relação à disciplina, especialmente na formação dos professores.
“A criança tem de terminar o terceiro ano do ensino fundamental
sabendo os fundamentos básicos da matemática”, afirma.
O Ministério da Educação desenvolve políticas públicas de
formação dos professores, como o Programa de Formação de
Profissionais das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
(Pró-Letramento). Produção de jogos de alfabetização e
matemática e de livros didáticos para o ciclo de alfabetização,
criação de programas de leitura e avaliação do ensino para
aprimorar a qualidade da educação das crianças são outras
iniciativas do MEC.
o conjunto da Provinha Brasil de
matemática a 107.159 escolas
públicas de 5.491 municípios do
país. Com o teste, inédito, já
em aplicação pelas escolas, será
possível fazer o diagnóstico do
aprendizado em matemática para
melhor orientar a prática dos professores.
O conjunto da provinha é composto por caderno do aluno, guias
de aplicação e correção e orientações para a reflexão sobre a prática
de ensino. O teste abrangerá mais de 3 milhões de estudantes de
escolas públicas matriculados no segundo ano do ensino fundamental.
A matriz de referência da provinha de matemática foi organizada de
forma a avaliar a competência dos alunos para desenvolver idéias,
conceitos
e estruturas relacionados ao significado dos números e suas
representações; resolver problemas de adição ou subtração;
resolver problemas de multiplicação e divisão; reconhecer
figuras geométricas; identificar, comparar, relacionar e ordenar
grandezas; ler e interpretar dados em gráficos, tabelas e textos.
A partir do próximo ano, a distribuição e a aplicação da provinha
de matemática seguirão o mesmo calendário da provinha de
português, com edições no início e no final do ano letivo. A mudança
visa a permitir o melhor acompanhamento da evolução do
desempenho das crianças.
Segundo a secretária de educação básica do MEC, Maria do
Pilar Lacerda, é necessário aprofundar as ações em
relação à disciplina, especialmente na formação dos professores.
“A criança tem de terminar o terceiro ano do ensino fundamental
sabendo os fundamentos básicos da matemática”, afirma.
O Ministério da Educação desenvolve políticas públicas de
formação dos professores, como o Programa de Formação de
Profissionais das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
(Pró-Letramento). Produção de jogos de alfabetização e
matemática e de livros didáticos para o ciclo de alfabetização,
criação de programas de leitura e avaliação do ensino para
aprimorar a qualidade da educação das crianças são outras
iniciativas do MEC.
Assessoria de Imprensa da SEB
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