Projeto Brincando e Aprendendo no Arraiá
Local: E. M. Angelina Aurina da Silva
Turma: 3º ANO Turno: VESPERTINO
Duração: Mês de Junho
Justificativa
Estamos no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. Vender convites, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho.
Objetivo Geral
Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.
Objetivos Específicos
Conhecer a origem e as características das festas juninas.
Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo
Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo
Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas.
Valorizar a tradição das festas juninas;
Socializar com a comunidade escolar e familiar;
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Ampliar o vocabulário;
Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades;
Incentivar o gosto pela culinária junina;
Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício;
Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;
Promover a Festa junina.
Eixos de Ação
Identidade e Autonomia
Artes visuais
Movimento
Música
Linguagem oral e escrita
Natureza e Sociedade
Matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário